PokerPT.com

Jogadores/

Cancro levou Thor Hansen, aos 71 anos de idade

O poker europeu e mundial, perdeu esta manhã um dos seus maiores nomes, o norueguês Thor Hansen. Aos 71 anos de idade, e depois de vários anos a lutar contra o cancro, Hansen partiu.

O padrinho do poker norueguês nasceu a 23 de Junho de 1947 em Oslo, e foi um dos primeiros jogadores escandinavos a viajar até Las Vegas, para participar nas World Series of Poker. WSOP onde conquistou duas braceletes, a primeira em 1988, num evento Seven-Card Stud de $5,000, e a segunda em 2002, num torneio de $1,500 No Limit 2-7 Draw Lowball.

Os amigos de infância recordam Hansen, como um ás no Ski, Bilhar e Xadrez, e uma máquina calculadora humana. Mas que só se divertia a jogar, quando havia dinheiro envolvido. Daí a sua passagem para o poker.

Com quase $3 milhões ($2,948,645) ganhos em torneios ao vivo, Hansen ocupa o 3º posto no ranking norueguês, apenas superado por Felix Vincent Stephensen e Annette Obrestad. Mas ainda assim o seu melhor resultado foi ter encontrado Marcella Braswell, a sua esposa, com quem casou em 1999, na Califórnia.

Foi em Janeiro de 2012 que Hansen ficou a saber que tinha um cancro terminal, notícia que recebeu com Marcella a seu lado. Então, os médicos deram-lhe apenas 3 a 4 meses de vida. Na altura, Hansen residia nos Estados Unidos, e com a força da esposa decidiu voltar à Noruega para os tratamentos.

Nos anos seguintes Hansen ainda participou em diversos torneios, e continuou a participar nas World Series, das quais se despediu em 2015. O seu último prémio num torneio ao vivo, foi conseguido em Março deste ano, no Norwegian Open disputado em Dublin.

Um dos jogadores que já reagiu à morte de Thor Hansen, foi o também histórico Barny Boatman:

O Thor Hansen era uma pessoa rara, um Tesouro Internacional.
Vamos fazer com que a sua família e amigos, saibam o quanto sentimos a perda deste homem bondoso.

Descanse em Paz!