PokerPT.com

Actualidade/

Por que sou contra os HUD’s? por André Akkari

André Akkari - PCA

PokerStars

Bónus de 100% até €500 no primeiro depósito

O Team PokerStars Pro André Akkari usou o twitter para emitir opinião sobre o uso de HUD's (head-up display) e como sempre, "o bicho pegou". Muitos foram os que tentaram discutir uma questão que tem estado na ordem do dia mas nem todos da melhor forma.

A ira de muitos dos que comentaram a opinião/pedido do jogador brasileiro levaram a que este escrevesse um longo post a explicar a mesma e a colocar alguns pontos nos i's.

 

E aí meu povo, tudo bem com vocês?

Hoje soltei um twitter pedindo o fim dos HUD’s no poker online. Como de costume, vários jogadores profissionais se queimaram comigo, na verdade, nenhum que já gostasse de mim não, pois os que gostam falariam de uma forma não tóxica o pq são contra a minha opinião.

Vamos começar pelo começo. O que são os HUD’s?

HUD são softwares que colectam dados dos seus oponentes e apresentam estes dados na tela para você ter informações sobre os tais, dados estatísticos que ajudam nas tomadas de decisão.
Normalmente os HUD’s são acoplados em softwares que administram estes dados e criam coeficientes ainda mais potentes acumulados na sua máquina, além de administrarem também os seus próprios dados, servindo para estudo não somente dos seus oponentes como também dos seus mesmos.

O HUD é um software que joga sozinho?

Muito longe disto, o HUD é um co-piloto para você jogar poker. Ele te serve de dados mas no final do dia as decisões são suas, você vai ter que avaliar aqueles dados e decidir qual a melhor forma de jogar em todas as situações.

Importante dizer isto pois se não, alguém pode pensar que esta sendo roubado jogando online ou que está jogando contra robôs. Não, isto não tem nada a ver! Você esta jogando contra seres humanos e os sites, os grandes são 1000% seguros.

Então vamos a questão do artigo, por que eu sou contra os HUD’s?

São diversas as razões que sou contra estes softwares, e não foi sempre que fui não, mas fui formando a minha opinião e tenho total direito de me manifestar como jogador de poker.
Os HUD’s mudam a raíz do jogo na minha opinião. Nenhum daqueles dados são parte integrante da natureza do jogo, fazem com certeza parte da natureza dos estudos, evolução e etc, mas não do jogo em si. O jogo tem que ser natural, ser o que ele é, e o que levou ele a ser este sucesso astronómico no mundo inteiro.

Alguns jogadores profissionais de poker online, na maioria das vezes conectados a times se esbaldaram de me castigar como se eu quisesse tirar a vantagem deles nas mesas. Sem HUD os profissionais continuam tendo uma vantagem bizarra contra recreativos, e normalmente, recreativos não estão nem aí com isto, querem se divertir, mas sim, a vantagem diminuiria, tornando o jogo mais “fair”, mais competitivo podemos dizer assim. No final das contas não tem saída, Joãozinho casa com Mariazinha.

O que alguns não entendem é que jogo mais competitivo, mas ainda com vantagem, é ótimo para o ecossistema do poker, faz jogadores se divertirem mais com vitórias esporádicas, mantendo mais pessoas ativas e aumentando um pouco a circulação do dinheiro no universo do poker online.

Uma das críticas que eu ouvi bastante hoje foi, “mas você nem grinda mais diariamente online, pra que vai emitir opinião sobre isto?”, é sério? Que papo furado. Tenho o direito de emitir opinião sobre o que eu quiser, este é o primeiro ponto, segundo é, se jogo esporadicamente, e não uso HUD, sou da parte prejudicada, da categoria dos recreativos no poker online, então por que eu não emitiria minha opinião?

Os dados da mesa online tem que ser os dados que se apresentam para todos os jogadores, quem é o jogador, quantas fichas todos tem, quais os blinds e pronto, deixar o pau comer, esta é a natureza do jogo. Como qualquer outro jogo de habilidade ou esporte. O jogador de futebol também tem um HUD funcionando por trás dele, mas ele não entra com ele em campo, o de ténis a mesma coisa, o de CSGO a mesma coisa, por que no poker deve ser diferente? Por favor, não compare a chuteira do jogador com scout, a raquete do tenista com estatística real time, são coisas completamente diferentes. ( digo pq ouvi hoje asneiras deste tipo tb)

O poker online é um retrato do poker ao vivo, mas digitalizado, sem as mesmas condições visuais obviamente mas um retrato. E é assim que ele deve ser, de novo, na minha opinião. Se na sua é diferente, escreve um artigo uai.

Agora o que eu acredito que vai acontecer com a proibição?

Primeira coisa, um monte de regulares medianos, pouco estudiosos, que vivem de tomar decisões robóticas vão ter que evoluir, ou vão perder, terão que aprender a se adaptar sem. Os regulares bons, que são a minoria em todos os lugares, vão ganhar mais, porque além de baterem os recreativos, vão acabar batendo também com mais facilidade estes regulares medianos. A vantagem deles vai aumentar. Mas no final das contas a grande massa de jogadores recreativos, que inclusive sustentam todos estes regulares, vão se divertir mais com mais vitórias esporádicas, e isto é bom para todo mundo.

Uma coisa é preocupante na minha opinião. A capacidade de todos os sites de banirem todos os tipos de HUD’s em todos os tipos de jogos. Não se pode ter vantagem para um que não seja disponível para todos. A indústria de HUD’s é forte demais em desenvolvimento e soluções, torço para que um dia se os sites fizerem isto que faça com a mesma capacidade.

Outro tipo de questionamento que recebi hoje foi quanto aos GHOSTS. Para quem não sabe, o ato de GHOSTEAR é você pegar mesa final de um torneio e aí alguém melhor que você ou assumir ou seu lugar, ou lhe dar dicas durante uma mão, ou qualquer coisa do tipo, parecida com isto.

Isto na minha opinião é fora de discussão, é óbvio que é errado e não entra na mesma categoria da discussão dos HUD’s. Quem usa HUD não esta fazendo nada errado hoje, eles são permitidos e disponíveis a todos, quem GHOSTEIA sim. Qualquer time ou qualquer jogador que faça isto sabe que esta errado quase que sem discussão, na verdade, se discute é porque já não vale nem muito a pena o debate. O HUD não, as empresas são completamente corretas que produzem, os times e jogadores que usam estão 100% dentro do seu direito, não tem nada de errado nisto, ou seja, categorias diferentes.

Você trocar informações sobre jogadores, pedir análises de como jogou a mão para pessoas que você considera importante, pedir informações sobre formas de jogar antes de entrar em uma mesa final, ou algo do tipo, na minha opinião é 1000% dentro do jogo, do ético. Todos os esportes também fazem isto, mas na hora que o bicho pega aí é você e as suas decisões, ninguém pode influenciar. Por isto o limite dentro do GHOSTEAR e NÃO GHOSTEAR é muito tênue, cabendo a cada um uma auto análise do que é correto, ético ou não. As minhas decisões sempre foram protegendo a minha ética.

Como disse o Leonardo Bueno no nosso grupo do Akkari Team, o fim do HUD vai até diminuir consideravelmente o ato de GHOSTEAR, fica mais difícil sem os números, longe de eu dizer que vai acabar mas sim, vai dificultar.

Acumulando ainda mais coisas negativas sobre os HUD’s. Hoje existe uma indústria absurdamente grande de compra de database, ou seja, você nem mesmo precisa ter jogado contra todos os oponentes que você enfrenta porque comprando mãos no mercado você consegue ter dados de todos eles. Isto torna a coisa ainda mais desbalanceada na minha opinião, mais pendente para o profissional.

Apenas para finalizar, um recado um pouco mais salgado…

Achei triste demais eu ser hateado, ou xingado, por jogadores profissionais lucrativos, lembro novamente, tenho direito a emitir minha opinião, mas seja elegante e discuta numa boa, com o viés de evolução e debate, mas ok, sei que o ser humano é assim mesmo …

Achei também interessante o debate saudável dentro do universo de jogadores profissionais que não são muito lucrativos, pessoas que me chamaram para debater em alto nível, agradeço e acho irado isto.

Agora o mais bizarro. Jogadores que se chamam de profissionais, porque jogam em times de poker, me xingarem, serem haters pesados, e serem perdedores. Eu com a minha opinião imbecil no seu ponto de vista, estou protegendo você seu estúpido. Você se diz jogador de poker mas não ganha um passe de ônibus, você acha legal ter sua tela cheia de números mas não faz ideia como usar isto seu asno, aí numas de você querer pagar de regzão, vem contra a minha opinião de forma grosseira, violenta e apelativa kkkkkkkk, deixa de ser burro, é por isto que a tua planilha tá sempre no ferro meu rei. Nenhuma destas palavras fortes direciono a quem discutiu com educação em, por favor, digo para quem me xingou pra cacete e foi ultra mal educado.

Fico na torcida para os sites acabarem de vez com os HUD’s, existe uma linha de pensamento que os HUD’s ajudam a gerar mais rake, pois facilitam um grande números de mesas, não sei se isto é real, não tem informação de dentro de um controller de site, mas minha torcida é máxima. Seria muito legal o jogo ser somente pelo jogo!

Se você é forte mesmo, é pica voadora, você não deve estar super preocupado com o fim do HUD, por um lado você perde um X de vantagem mas por outro lado você ganha com a saúde do ecossistema. No final, você ganha!

Ahhh pode ser que alguém questione, o Akkari Team usa HUD? Claro que usa, todos os times usam, milhares de jogadores usam, é disponível a todos os seres humanos, é permitido, legal, nada fora das regras, e serve demais para uma super evolução, portanto, não estou atacando ninguém (tirando os babacas que me xingaram né kkk) , estou apenas emitindo a minha opinião que sem HUD’s o jogo ficaria mais legal, thats all!

Fico aberto ao debate saudável via comentários, obviamente vou deletar os xingamentos mas se falar contra de forma adulta eu aprovo e debatemos sim, mas tentem usar a lógica né, lógica esta que é o fator mais importante do nosso jogo.

André Akkari
via Blog

PokerStars

PokerStars

Bónus de 100% até €500 no primeiro depósito