PokerPT.com

WSOP/

Vanessa Selbst sobre o torneio de $1 Milhão: É ridículo e destrói a santidade das braceletes!

Esta é apenas uma das diversas opiniões que nos últimos dias têm sido tornadas públicas sobre o torneio de $1 Milhão que as World Series of Poker anunciaram para 2012. Outros olham mais para o lado social, e enaltecem o espírito solidário deste evento.
A PokerNews escutou algumas das estrelas presentes em Las Vegas sobre o The Big One for One Drop. Torneio de $1 Milhão de buy-in que atribuirá de forma directa 11,11% do buy-in de cada jogador à Fundação One Drop. Fundação criada por Guy Laliberté (fundador do Cirque du Soleil) que tem como objectivo fornecer água potável a povos carenciados de todo o Mundo.
A Team PokerStars Pro é uma das vozes discordantes deste torneio: "Penso que é ridículo e destrói a santidade das braceletes (n.d.r. o vencedor receberá uma bracelete de platina caso o torneio tenha pelo menos 22 jogadores). Penso que os torneios de $100k e $250k já são uma estupidez. Os torneios high-rollers são de $25k, é o suficiente, é o que as pessoas podem pagar. Se queres um torneio com buy-in mais elevado, podes fazê-lo de forma privada, não nestes circuitos, pois desvirtua os rankings e tudo o resto. É ridículo." Selbst prossegue dando um exemplo " Ficará muito mais difícil para os jogadores de buy-ins mais pequenos destacarem-se. Como os Dwyte Pilgrims deste Mundo, que arrasam os torneios de $1,500 e que conseguiram chegar aos torneios de buy-in mais elevado. Agora é muito mais difícil fazer isto por causa destes buy-in absurdos."
A colega de equipa de Selbst, Liv Boeree segue a mesma linha de raciocínio, sobre este tipo de torneios desvirtuar os rankings "Não é daqueles torneios em que podes ganhar entrada através de satélites. O torneio terá apenas jogadores de super high-stakes e as pessoas que criaram as salas de poker há anos atrás. Será como ver mais um episódio de Poker After Dark, sempre com os mesmos jogadores.
Vais ter uma pessoa que vai ter o maior prémio de sempre ganhando apenas um torneio, e parabéns para ele se bem que já era um bilionário antes. Os torneios de buy-ins mais altos não são boas ideias porque são torneios pequenos e para venceres não precisas de ser muito bom. Não estou a dizer mal de Erik Seidel, o que ele tem feito é espantoso, mas o facto é que não conseguirás ter consistência e não poderás dizer que essa pessoa é o melhor jogador do Mundo."
O campeão em título do Main Event das WSOP, o canadiano Jonathan Duhamel, prefere destacar o lado humanitário associado ao torneio: "Eu conheço o Guy e é uma boa pessoa. Também conheço a sua fundação, One Drop, por isso será uma boa ocasião para angariar muito dinheiro. Ele disse que o torneio terá um máximo de 48 lugares, e penso que ele vai conseguir cativar o máximo de jogadores, pois falta ainda um ano para que todos possam angariar dinheiro suficiente. Vai ser um torneio simpático, com os melhores profissionais e alguns homens de negócios, penso que se criará uma boa dinâmica e é para uma boa causa. Devo jogar, ainda não tenho a certeza."
Maria Ho, que nas WSOP 2011 já terminou um evento em 2º lugar, tal como Duhamel prefere destacar a causa humanitária associada ao Evento: "Penso que o torneio de $1 milhão de buy-in para a One Drop é muito bom, demonstra uma vez mais o que digo há muito tempo, os jogadores de poker são das pessoas mais generosas que conheço. É óbvio que vão jogar para o prémio, há dinheiro em jogo, mas ao mesmo tempo, estarão a doar uma quantia significativa. Admiro as pessoas que estão dispostas a participar neste desafio e espero ver mais iniciativas similares no futuro, onde é possível juntar competição sadia com a ajuda a uma grande causa."
O The Big One for One Drop será apenas em 2012, pelo que até lá muitas mais opiniões contrárias e a favor, irão com certeza chegar aos nossos ouvidos. Segue o Facebook PokerPT.com para ficares a par de todas as novidades do poker nacional e mundial.